14:11

- ÁGUA E ESGOTO


ESGOTO








Deixe-o ir...






Nosso município tem 98% do esgoto coletado e do que é coletado, 100% é tratado.

Ele é coletado pela Sabesp, através de redes que levam o esgoto das casas até o local de tratamento. Aqui o sistema é a Lagoa de Decantação, na qual o esgoto sofre um processo natural de tratamento.

O esgoto é formado por aproximadamente 0,1% de dejetos sólidos( partículas orgânicas, inorgânicas, suspensas e dissolvidas, além de microorganismos) e o restante de água.
 
O esgoto, quando lançado “In-Natura”, ou seja, sem tratamento em rios, córregos e outros corpos d’água pode provocar uma série de problemas tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.


Nesse caso, o que você como cidadão pode fazer para contribuir?

O vaso sanitário e a rede de esgoto não são latas de lixo. Portanto, não é permitido jogar cigarros, cotonetes, fraldas descartáveis, tampinhas, absorventes, preservativos (camisinhas), embalagens vazias e lixo em geral no vaso ou nas redes coletoras porque, tudo isso pode causar entupimento e o esgoto vazar pela rua, contaminando o bairro, ou retornando no interior das casas.

Cuidando da rede de esgoto

o              Para um bom funcionamento, a rede de esgotos só deve conduzir substâncias líquidas. A água suja e outros detritos líquidos seguem pela tubulação da rede e vão para lugares distantes e adequados. 
o              Os materiais sólidos entopem a rede, jogando o esgoto na superfície e trazendo riscos de doenças. Por isso, nunca jogue nada sólido no esgoto! 
o              Os poços de visita são largos, porém destinam-se à manutenção da rede de esgotos. A rede, por sua vez, possui diâmetro menor e não é dimensionada para receber nada além dos esgotos. Portanto, nem a rede e nem os poços de visita podem receber lixo.
o              Para resolver problemas de entupimentos no esgoto, use o desentupidor de borracha. Evite utilizar produtos químicos; eles são corrosivos e podem danificar a rede de esgotos. 
o              Produtos como querosene, gasolina, thinner, podem explodir na rede de esgotos, representando perigo. Além disso, eles são altamente tóxicos e contaminam os cursos d’água.
o              Evite excesso de produtos de limpeza e use um bom detergente: para ajudar no funcionamento da rede de esgotos, os detergentes biodegradáveis são ideais. 
o              Água de chuva não é esgoto: a tubulação da rede de esgotos não comporta a água de chuva que vem dos pátios, telhados e áreas livres. Por isso, é proibido por lei canalizar a água de chuva no esgoto, isso provoca vazamentos, danificando a rede e causando transtornos aos usuários do sistema. 
o              Mantenha limpa a caixa de Gordura: ela é indispensável em sua casa. É ela que retém óleos, gorduras e restos de comida, protegendo a rede de esgotos. Com o tempo, a gordura cria crostas que entopem a saída para a rede. Faça a limpeza periódica da sua caixa de gordura.
o              Troca de óleo, só nos postos: um litro de óleo tem capacidade de poluir um milhão de litros de água. Por isso, os postos de gasolina são obrigados por lei a manter caixas que separam o óleo do esgoto. Não faça troca de óleo em casa. Proteja a rede de esgotos.
o              As baterias contêm mercúrio, um poluente altamente venenoso. Não as jogue em terrenos baldios, rios ou lagos. Muito menos no esgoto. 

Viu como é fácil usar corretamente a rede de esgotos. Não jogue lixo sólido no esgoto, para isso existem as latas de lixo. Lembre-se: no esgoto, só líquidos! 
A rede coletora de esgoto, assim como todo o sistema de saneamento básico, é um patrimônio de todos nós. Seu bom funcionamento depende, em grande parte, de sabermos usá-la corretamente. Isto é exercício de cidadania consciente!



fonte: http://www.daebauru.com.br/site2006/dicas/problemasesgoto.htm - modificado