14:12

- ÓLEO DE COZINHA




A preservação do meio ambiente se tornou uma prioridade mundial. Aquecimento global, poluição, doenças respiratórias e de pele, intoxicação, problemas climáticos, são alguns dos problemas que já afetam os seres humanos e que tem piorado a cada ano. Todos nós podemos contribuir para melhorar esta situação e é isso que se espera dos bares, restaurantes e residências que tem no óleo de fritura seu maior poluente.
Quando descartados indevidamente na rede de esgoto os óleos se acumulam nos encanamentos, causando entupimentos, refluxo de esgoto e até o rompimento das redes de coleta. Para desentupir esses encanamentos é necessário usar substâncias químicas altamente tóxicas, que além de encarecer o tratamento da água, também podem causar prejuízos ao meio ambiente.
Além disso, os óleos podem causar danos irreversíveis quando despejados nos córregos, rios e lagos, dificultando a entrada de luz e a oxigenação da água além de formar uma camada gordurosa nas margens dos lagos e rios piorando os quadros de enchentes. A boa convivência com a sociedade exige que todo bar ou restaurante contribua pela reversão desse problema no meio ambiente.
(Fonte: http://www.abrasel.com.br/index.php/servicos/projeto_papa_oleo/)


O que fazer:

Armazene o óleo usado em recipientes como garrafas “pet” e entregue em um posto de coleta, ou então você pode dar um destino economicamente viável e ecológico para ele, como matéria prima para a fabricação de sabão caseiro:


Receita:

INGREDIENTES:

4 L de óleo comestível usado
2 L de água
1/2 copo de sabão em pó
1 Kg de soda cáustica (NaOH)
10 mL de essência aromatizante (facultativo)
(Fonte: pt.wikibooks.org)


INSTRUÇÕES:

Dissolver o sabão em pó em 1/2 L de água quente
Dissolver a soda cáustica em 1 e ½ L de água quente
Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo
Mexer por 20 minutos
Adicionar a essência aromatizante
Despejar em formas
Desenformar
no dia seguinte



NUNCA DESCARTE O ÓLEO USADO NO ESGOTO OU GALERIAS PLUVIAIS:




1 litro de óleo pode contaminar 1.000.000 de litros de água, além de entupir encanamentos.