14:13

- HABITAÇÃO E PRESERVAÇÃO

HABITAÇÃO SUSTENTÁVEL:


CONSTRUA UM FUTURO MELHOR!


O QUE É SUSTENTABILIDADE

A definição mais difundida, contudo, é a da ONU, que define sustentabilidade como “o atendimento das necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras”.

Sustentabilidade significa, sobretudo, sobrevivência. Sobrevivência dos recursos naturais, dos empreendimentos e da própria sociedade. Não por acaso, ela está baseada no chamado Triple Bottom Line, uma expressão britânica sem tradução para o português, constituído por três pilares: o econômico, o social e o ambiental.

Fonte: http://andreysgorla.wordpress.com/2008/10/08/sustentabilidade-%E2%80%93-voce-sabe-o-que-significa-essa-palavra/



COMO FAZER?

Em nosso município, existem leis que definem padrões a serem executados:


 LEI N° 2209/07 de 22 de dezembro de 1997. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DA LEI DE ZONEAMENTO E USO DO SOLO DE SANTA ROSA DE VITERBO.

 LEI N° 2611/03 DE 22 de Maio de 2003. DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO LOCADOR, ANTES DO INÍCIO DA VENDA DOS LOTRES, REALIZAR PLANTIO DE ÁRVORES, COLOCAÇÃO DE PLACAS INDICATIVAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 LEI n° 3425/09 De 24 de Julho de 2009. DISPÕE SOBRE O PLANTIO DE ÁRVORES NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA DE VITERBO.

 LEI n° 3915/09 De 24 de Julho de 2009. DISPÕE SOBRE O USO DE MADEIRAS NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA DE VITERBO.

 LEI N° 3612/10 de 31 de agosto de 2010. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DAS “CALÇADAS VERDES”. MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE PISOS DRENANTES NA PAVIMENTAÇÃO DOS PASSEIOS PÚBLICOS (CALÇADAS), DOS NOVOS PARCELAMENTOS DO SOLO, DESTINADOS AO USO INDUSTRIAL, COMERCIAL, RESIDENCIAL; E DE PRÉDIOS PÚBLICOS E DE EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS E PERMISSIONÁRIAS DE SERVIÇO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA DE VITERBO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.



Além disso, existem outras formas de se construir de modo a equilibrar Economia e Meio Ambiente:


 Colocação de painéis solares, que geram economia ao diminuir o consumo de energia elétrica;









 Colocação de calhas para captação e aproveitamento da água da chuva para usos que não demandem água potável como descarga, limpeza de calçadas e irrigação de plantas, entre outros.









 Utilização de lâmpadas fluorescentes, que além de iluminarem mais, duram mais e consomem menos energia;







 Colocação de janelas grandes e que facilitem uma boa iluminação do interior do imóvel, além da ventilação natural;










 Utilização de vegetação natural, que favorece a climatização do ambiente a um baixo custo, necessitando apenas de alguns cuidados.