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ÓLEO LUBRIFICANTE USADO OU CONTAMINADO



Óleos Lubrificantes Usados
ou Contaminados



O óleo lubrificante é um produto elaborado para cumprir a função principal de reduzir o atrito e o desgaste entre partes móveis de um objeto, além de outras funções dependendo de sua aplicação.

Com o uso normal ou como conseqüência de problemas e acidentes, o óleo lubrificante sofre deterioração ou contaminação, perdendo suas propriedades ótimas e não servindo mais para a finalidade para a qual foi elaborado, exigindo sua substituição para garantir a integridade e o bom funcionamento do motor ou equipamento.

Apesar de ser um resíduo, o óleo lubrificante usado ou contaminado não pode ser considerado “lixo” de forma alguma, muito ao contrário.

Através de um processo chamado “rerrefino”, é possível extrair cerca de 80% a 85% de óleo lubrificante básico. Por essa capacidade de recuperação da matéria-prima nobre que é o óleo lubrificante básico e pela minimização da geração de resíduos, o rerrefino foi escolhido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, através da Resolução n° 362/2005, como o destino obrigatório dos óleos lubrificantes usados ou contaminados.

O óleo contaminante usado ou contaminado contém diversos elementos tóxicos ( por exemplo cromo, cádmio, chumbo e arsênio). Esses contaminantes em maioria são bioacumulativos e causam diversos problemas graves de saúde.


RISCOS PARA O MEIO AMBIENTE

Assim como causa danos à saúde das pessoas que têm contato direto com o resíduo, o óleo lubrificante usado ou contaminado, quando dispersado no meio ambiente, causa grandes prejuízos, afetando grande número de pessoas, a fauna e a flora, principalmente quando associado com outros poluentes comuns nas áreas mais urbanizadas.

O óleo lubrificante usado ou contaminado, por não ser biodegradável, leva dezenas de anos para desaparecer do ambiente;

Quando vaza ou é jogado no solo, inutiliza o solo atingido, tanto para a gricultura, quanto para a edificação, matando a vegetação e os microorganismos, destruindo o húmus, causando infertilidade da área que pode se tornar uma fonte de vapores hidrocarbonetos. Além disso, quando jogado no solo o óleo lubrificante usado ou contaminado pode atingir o lençol freático, inutilizando os poços da região de entorno;

Apenas 1 litro de óleo lubrificante usado ou contaminado pode contaminar 1 milhão de litros de água, comprometendo sua oxigenação.Pode atingir 1000 m2 de superfície aquosa.

Se jogado no esgoto, o óleo lubrificante irá comprometer o funcionamento das estações de tratamento de esgoto, chegando em alguns casos a causar a interrupção do funcionamento desse serviço essencial;

Quando queimados (o que é ilegal e constitui crime), os óleos lubrificantes usados ou contaminados causam forte concentração de poluentes num raio de 2km, em média.Além disso, geram grande quantidade de particulados (fuligem), produzindo precipitação de partículas que literalmente grudam na pele e penetram no sistema respiratório das pessoas.

Como visto, todo cuidado é pouco porque até pequenas quantidades do resíduo jogadas na natureza podem ter graves conseqüências.


DESTINANDO O ÓLEO USADO OU CONTAMINADO DE FORMA CORRETA


Os geradores ( dono do carro, mecânicos que tiram o óleo do carro) devem entregar o óleo lubrificante usado ou contaminado ao seu revendedor ou diretamente para um coletor autorizado pela ANP.

Os revendedores devem, como os geradores, cuidar para que o óleo tenha um destino correto, não poluindo o meio ambiente ou que seja misturado com outros produtos que inviabilizem seu rerrefino. Eles têm a obrigação de dar todo o suporte ao recolhimento seguro do óleo lubrificante usado ou contaminado e a sua entrega aos coletores autorizados. Informar o cliente também é obrigação do revendedor.

Coletor é uma pessoa jurídica (empresa) licenciada pelo órgão ambiental do seu Estado ou Município e autorizada pela ANP para exercer a atividade de coleta, ou seja, recolher dos diversos pontos de geração o óleo lubrificante usado ou contaminado para entrega-la ao rerrefinador.
Os coletores devem emitir e entregar o “certificado de coleta”, que é o documento que demonstrará que você agiu em conformidade com a Lei, com responsabilidade social e ambiental.

O rerrefinador recebe o resíduo e, depois de alguns testes, o óleo lubrificante usado ou contaminado é tratado através de um dos vários processos existentes no refino.

Assim a atividade de rerrefino de óleos lubrificantes, além de econômica para o país, pois o produto tem de ser importado de outros países, tem um papel ambiental imprescindível.

FONTE: Guia Básico de Gerenciamento de óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados

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